terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Começo


Antecipando o aproximar da reforma construimos um local de retiro numa aldeia da zona oeste perto de Óbidos. Depois de reformados é lá que passamos uma boa parte do tempo.

Pretendemos simplesmente dar lugar a um repositório das nossas observações sobre a biodiversidade local. Não somos biólogos mas a curiosidade e os hábitos de estudo adquiridos durante anos levaram-nos a orientar os nossos interesses para a vida que nos rodeia e que ignorámos durante os anos em que residimos numa grande cidade.

Tudo começou com uma ave desconhecida que nos visitava diáriamente. Consultando um Guia de aves europeias lá identificámos a ave, sem grande dificuldade, como sendo um Rabiruivo-preto. Outras aves se seguiram, depois mamíferos, répteis, anfíbios, plantas... A criação dum jardim virado (embora não exclusivamente) para a biodiversidade e de uma horta foram compondo o ramalhete de interesses e actividades a que nos dedicamos.

Assim estava a casa


e o jardim

O jardim hoje ainda está em evolução


Recriado a partir dum simples esboço (que se adaptou à vegetação pré-existente que se conservou) foi sendo realizado passo-a-passo e integra estruturas concebidas para “agradar” à biodiversidade local: um monte de pedras, uma pilha de lenha, um pequeno lago, plantas próprias da zona, àrvores de fruto, uma pequena horta, comedouros e bebedouro para aves, caixa de compostagem, recolha de àgua da chuva, recusa de recurso a quimicos.

Com isto pretendeu-se atrair mamíferos, aves, répteis, anfibios, borboletas e outros insectos.
E é com satisfação que vemos que o propósito foi conseguido.

Sem comentários:

Enviar um comentário