quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Zoropsis spinimana

A Aranha-dos-troncos-grande (Zoropsis spinimana) é uma aranha caçadora de emboscada não necessitando de teia para capturar as suas presas nem as envolve em seda para delas se alimentar mais tarde. Como aranha cribelada a seda que produz é apenas utilizada para proteger os ovos.

Zoropsis spinimana

 É uma aranha grande, de patas compridas, o que lhe confere um aspecto que desmotiva a sua manipulação e embora possua quelíceras capazes de perfurar a péle humana não há relatos da sua mordedura ser perigosa (o que não significa que não seja dolorosa e muito pruriginosa com uma cicatrização algo prolongada que roça as 2 semanas).

Classificação cientifica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Familia: Zoropsidae
Género: Zoropsis


Prosoma: Olhos em duas filas e "caraça" dorsal
Os individuos adultos atingem cerca de 15 a 20 mm sem contar com as patas, as fêmeas um pouco maiores que os machos. Habita debaixo de pedras, troncos, montes de lenha e até em mobiliário de jardim qualquer que seja o material de que é feito. No tempo frio tem tendência a recolher-se no interior das casas incluindo juvenis que, neste frio mês de Fevereiro, parecem querer coabitar conosco .

Apresenta uma coloração em tons de castanho com um desenho semelhante a uma caraça na parte dorsal do prosoma (cefalotórax). No opisthosoma tem marcas escuras medianas e desenhos semelhantes a W. As patas mostram faixas escuras e claras dentro da tonalidade castanha geral.
Tem oito olhos dispostos em duas fiadas paralelas (4+4) na zona frontal do prosoma.



Distribui-se pela zona mediterrânica ocidental mas há evidência de se estar a deslocar para Norte (aquecimento global?) tendo sido detectada em países centro e norte-europeus. Também ocorre numa àrea específica da Califórnia onde terá sido introduzida.

Bibliografia consultada:
O último exemplar fotografado (Fev 2013)

http://naturdata.com/Zoropsis-spinimana-13306.htm